Participe !!!

Participe !!!

domingo, 18 de dezembro de 2011

Rahner trata do nome ¨Emanuel¨, que anuncia ¨Deus está conosco¨.

A lição que Rahner pretende tirar do substantivo Emanuel, ¨Deus está conosco¨, parece abstrata mas, na realidade, aponta para a verdade última da humanidade, mesmo que não a tenhamos percebido em meio à nossa existência, que se perde num dia-a-dia cada vez mais repleto de tarefas.

Esta homilia de Rahner, proferida num 4º domingo do Advento, pretende nos mostrar que devemos alargar o entendimento da expressão ¨Deus está conosco¨, porque o que ele quer nos mostrar que é Deus, em si, é quem está conosco. Vamos ver como este ¨em si¨ altera e alarga o sentido da palavra Emanuel.
Deus em si está conosco, significa que Deus em si  está conosco por meio dele mesmo (que é infinito) não por meio de dons finitos eventualmente ofertados a uma criação finita.
A escritura e a tradição testemunham a natureza deste que é o mistério último da nossa existência: Deus comunica a si mesmo a nós em sua infinita e incompreensível realidade. 
Ele nos dá seu Espírito, que auscuta as profundezas da divindade, ou seja, a vida interior do próprio Deus e, assim, o Pai e o Filho passam a inabitar em nós, do mesmo modo como o Filho é um com o Pai desde a eternidade. 
Este é o modo que partilhamos a natureza divina; não somos meros servos de Deus, mas crianças nascidas de Deus. 
Isto implica que veremos e amaremos a Deus, não como em um espelho, ou por qualquer outra mediação criatural, mas diretamente, face a face.
A Teologia tradicional fala de graça incriadado fato de a percepção direta de Deus não ser mediada por uma realidade criada, por meio da qual Deus teria então de ser reconhecido. 
A Teologia clássica fala da inabitação do Deus Trino na pessoa humana, da auto-comunicação de Deus. 
Cf. The Great Church Year 40-43. 

Nenhum comentário: