Participe !!!

Participe !!!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Quem é o jesuíta Karl Rahner ?


Primeira Parte:
Na primavera de 1922, Karl Rahner contou a seu irmão Hugo o desejo de também entrar na Companhia de Jesus[1]. Os jesuítas haviam sido readmitidos na Alemanha por um decreto de antes do final da monarquia.
Mas, para falar rigorosamente, tínhamos sido proscritos desde o tempo de Bismark até 1916 ou 1917. Evidente que muito disso era apenas no papel. De qualquer modo, não tínhamos casas na Alemanha de modo a que mesmo o noviciado que eu frequentei estava localizado em Voralberg, no solo Austríaco. Hoje ele não existe mais[2].
Já no noviciado, depois de três meses de educação humanística, em 1924, KR inicia seus estudos de filosofia em Feldkirch, Voralberg, na Áustria, e em Pullach, perto de Munich, onde ele permanece entre os anos de 1924 a 1927. É quando ele publica o primeiro texto: Porque precisamos de orar.
Os anos de 1925 a 1927 foram dedicados ainda à formação, tendo Rahner deixado a Áustria e retornado à Alemanha, mas por pouco tempo. Ainda em 1927, Rahner volta à Áustria e na mesma cidade de Feldkirch, onde iniciara seu noviciado, Rahner segue o costume jesuíta da época e leciona latim para o juniorado por dois anos, período no qual Alfred Delp, seu irmão jesuíta - membro da resistência executado em Berlim, em fevereiro de 1945 - foi seu aluno.
Eu acho que posso dizer com certo orgulho, mas sem presunção, que Delp e eu éramos bons amigos. Ele era um dos que precisava ¨polir¨ o seu latim no noviciado. Depois fomos juntos para Valkenburg. Mesmo depois, nunca nos afastamos. Quando eu estava trabalhando em Viena o visitei, pouco antes de ele ser preso. Ele escreveu o primeiro livro católico sobre a filosofia de Heidegger [3].


[1] Em 20.04.1922, KR entra no noviciado da Companhia de Jesus, Feldkirch, em Voralberg, na Áustria.
[2] KRR 36-37.
[3] KRR 39.

Nenhum comentário: