Participe !!!

Participe !!!

Quem é Inácio de Loyola


O site de Itaici nos conta quem foi Inácio de Loyola de uma jeito muito bom. Vamos por partes:



INTRODUÇÃO 

A humanidade sentiu sempre grande atração pelos "heróis", pessoas que se destacaram em algum campo da atividade humana (a guerra, a exploração de novos continentes, as descobertas científicas, a arte, o esporte, etc.), até chegarem a ser, para muitos, modelos de humanidade. 

Desde os primeiros tempos da Igreja, os cristãos veneram a memória dos mártires, das virgens e dos outros "heróis da fé". Todos nós, em momentos de grande fervor, sonhamos com seguir o exemplo destes santos e santas.

O próprio Inácio de Loyola, na época da sua conversão, lendo as vidas dos santos dizia assim: "São Francisco fez isso. Pois eu o tenho de fazer também!"; "São Domingos fez aquilo outro. Pois eu tenho de fazer outro tanto!" (Autobiografia, n. 7). 

As vidas dos santos, porém, nem sempre atraem as novas gerações. Os escritos sobre os santos envelhecem. A santidade, o heroísmo cristão é sempre novo. Na América Latina, hoje, lembramos com carinho e admiração os mártires do século XX: Dom Oscar Romero, Pe. João Bosco Penido Burnier e tantos outros.

Gostaríamos de dizer, em palavras simples, quem foi Inácio de Loyola, um santo do século XVI, cuja obra, porém, continua viva no Brasil e em todo o mundo. 

No seu tempo foi muito amado pelos seus seguidores e respeitado por todos. Os depoimentos da época coincidem em apresentá-lo como um homem que tinha perfeito domínio de si mesmo. 

Inácio não era bom orador, mas falava com tanta convicção que atingia os corações. Era tão prudente e ponderado em suas opiniões que os reis e príncipes, os bispos e cardeais, e até o papa consultavam-no. 

Parecia estar sempre muito unido a Deus, embora se ocupasse das coisas desta terra.

Nenhum comentário: