Participe !!!

Participe !!!

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Vamos ousar. Maria sempre foi um ¨tema¨ na teologia cristã. Vou postar cada dia um pouco do pensamento teológico de Rahner sobre Maria. Melhor que possamos ler o ¨teológico¨, ouvindo a Maria Callas e depois seria perfeito orar a Ave Maria de Rahner, que está abaixo. Vou colar o texto do Magnificat abaixo do ícone de Maria para nos ajudar nesta semana em que dezembro mais se parece com maio, ao menos neste Blog.

Maria é a virgem mãe de Jesus Cristo.

Este relacionamento (maternal) não pode entendido com uma compreensão estreita, limitada à esfera física.

Foi na fé (Lc 1, 38) e no consentimento livremente ofertado por Maria - consentimento este que é dom que ela recebeu da graça de Deus (Lc 1, 35) - que Maria concebeu para nós o Filho de Deus.

E foi no seu ventre que Maria deu a Jesus uma existência terrena, por meio da qual ele pôde ser membro da nova raça humana e, consequentemente, seu redentor.

Em vista da união hipostática do Filho de Deus com a natureza humana que ele recebeu por Maria, Maria é, verdadeiramente, a ¨mãe do Senhor¨ (Lc 1, 43), mãe de Deus (Concílio de Éfeso 431 d.C). 

A divina maternidade de Maria é co-movida por sua fé (Lc 1, 43; 2, 27 ss), não se tratando, assim, de uma ocorrência meramente biológica. 

E mais, a consequência de sua fé nem é um ocorrência meramente biológica, nem é um evento que pertença apenas à espera privada da história da vida de Maria. 

Trata-se do cumprimento, da realização de sua divina maternidade, em outras palavras, estamos adentrando o evento central de toda a história pública da redenção.

continua ...

Maria, mãe do Senhor 12-13

Nenhum comentário: