Participe !!!

Participe !!!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Rahner é um teólogo que escreveu sobre ¨tudo¨. Seus escritos sobre a Teologia das coisas do dia-a-dia surpreendem muitos leitores. Mas também há uma Teologia do trabalho, de se sentar, de ver, de rir, de comer, de dormir e assim por diante. É que Rahner percebe que nada ¨aqui¨ embaixo é profano para aqueles que sabem como ver. Segue uma oração que parece o lamento de um salmista.


Vede a minha alma: não será ela a imagem de uma estrada pela qual a confusão do mundo se arrasta e caminha? 

Contemplai, Senhor, estes homens criados à Vossa imagem: preocupados com mil frioleiras, tagarelam e agitam-se sem parar; cheios de curiosidade, dão-se ares de auto-suficiência. 

Perante Vós e da Vossa verdade incorruptível, a minha alma não será uma espécie de feira onde os feirantes afluem de todos os lados, procurando vender as pobres riquezas deste mundo, e onde eu próprio me agito e me degrado no meio dos homens, que exibem diante de mim todas as suas vaidades ? 

Houve tempo em que eu, como ¨filósofo¨, aprendi na escola que a alma era em certo modo tudo. Infelizmente, meu Deus, que experiência tão diversa foi a minha deste sonho de outrora ! 

A minha pobre alma tornou-se uma espécie de celeiro imenso onde, de todos os lados, dia após dia, se reúne ¨tudo¨, indistintamente, para encher este entreposto, de cima a baixo, das mil coisas de todos os dias.


Apelos ao Deus do silêncio, 67.

Nenhum comentário: