Participe !!!

Participe !!!

Quem sou eu

Jussara Filgueiras Dias Santos Linhares

Difícil dizer quem sou eu. 

Acho que agora talvez seja mais fácil, já que vou colocar meu nome e a minha foto no Blog, o que foi uma decisão corajosa. 

Enfim, com certeza sou mãe, avó, neta, filha, irmã e amiga de muita gente boa. 

Também acho que sou a eterna mulher do Ciro.

Não dá para esconder minha avó, a mulher que inspira os meus dias.
Vejam como ela é bela, seu nome é Carmélia Vieira Loures Filgueiras !

Moro no Rio, nasci no Rio, mas meu coração ficou um tanto mineiro. 

Aliás, falando nisso, trago em meu coração outro tanto de afilhados que sempre alegraram e iluminaram a minha caminhada. Afilhados cariocas, mineiros e candangos, como os meus filhos, Alexandre e Ricardo. 
Sempre gostei de estudar, embora tenha vivido uma existência laboral dedicada ao Banco Central do Brasil, que vi nascer e que tentei cultivar como uma flor.
Advogada, especialista em Direito Público e Privado (Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, a EMERJ, e Universidade Estácio de Sá). Membro da União dos Juristas Católicos da Arquidiocese do Rio de Janeiro, participo nos grupos de Leis Civis, Direitos Humanos e Bioética.
Defendi uma monografia na EMERJ, com o título Os limites da Personalidade no Novo Código Civil. Gosto muito dos temas relacionados ao Direito à Personalidade. Os estudos sobre a ¨pessoa¨ me levaram às grandes questões filosóficas de nossa existência. Onde começa a vida? Onde termina a vida ? Diante deste questionamento, passei a pesquisar no Direito e fora dele, já que se trata de uma questão multidisciplinar, cujo debate tem sido muito estimulado pela Ética, pela Bioética e pelo Biodireito, tudo que se relacione ao ¨humano¨.
Assim foi que enveredei pela Filosofia e desaguei na Teologia, onde cursei parte da graduação, defendi uma dissertação de mestrado, e a tese do doutorado, sob a orientação do prof. Ulpiano Vázquez Moro, SJ, na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia - Faje. Foi lá que fiz o mestrado e o doutorado, mas Karl Rahner vem me ensinando a fé faz mais de 10 anos, desde que comecei os estudos de Teologia na PUC-Rio. 
Acho que o Blog é uma iniciativa humilde e desajeitada de dizer a Karl Rahner: muito obrigada por haver me tornado mais ¨humana¨. 

Não daria para dizer qualquer coisa a Rahner, sem fazer a experiência forte dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio. Daí a autora do Blog também dever um agradecimento a muitos jesuítas que foram responsáveis pela formação de minha identidade inaciana, estes homens e tantas mulheres inacianos que foram verdadeiros mediadores do Espírito Santo, conforme na anotação # 15 do livrinho.
Na realidade, estas linhas apenas pretendem louvar, reverenciar e servir a Deus, por esta filha muito amada do Pai, eterna seguidora do caminho do Filho, vivente, ainda, pela esperança do Espírito Santo que me inabita.
Rio, 10 jan 2013, o ano da Fé !



10 comentários:

Anônimo disse...

Conhecer um pouco de você nos faz sentir mais "pertinho" do blog.
Parabéns pelo trabalho.

Unknown disse...

Agradeço o carinho de seu comentário.
Volte sempre ! Fique pertinho do Blog !
Jussara Linhares

Unknown disse...

Madrinha parabéns pelo desenvolvimento do blogger,por sua maturidade de fé e a grandeza de ser cada vez mais uma pessoa a serviço do Reino.Que Deus lhe abençoe muito para fazer sua vontade e animar mais e mais pessoas a conhecer nosso Salvador Jesus Cristo.
Um beijo com muito carinho e gratidão por ter entrado em sua vida no decorrer deste processo de conversão e profundo encontro com Deus

Unknown disse...

Querida Cleice !

Você sabe que é parte dessa minha caminhada.

Você sabe que é luz para os meus pés, como todos os mediadores do Senhor, na minha vida.

Também tenho enorme satisfação de recordar o quanto já caminhamos por este mundão de Deus, né não ?

Bjks, Ju

Unknown disse...

Parabéns pelo blog. Ksrl Rahner também é meu grande inspirador nessa caminha.

Unknown disse...

Oi, Jussara
Juntamente com outras amigas da Escola Marechal Trompowiski (a Reina, a Judity e a Yedda e eu, Cristina) estamos tentando reavivar a amizada tão linda que nos uniu um dia, na nossa infância em Copacabana. Espero que você se lembre de nós. Gostaríamos muito de entrar em contato e, pesquisando na internet, achei esse blog. Hoje mesmo, acabei de receber uma foto em que estamos - você, eu e Celinha, minha prima, em Barra do Piraí, nas férias. Você se lembra? Temos muito que conversar. Entre em contato. Meu e-mail é cristinapiloni@gmail.com.
Vou esperar com muita ansiedade.
Foi maravilhoso rever sua avó. Lembro-me com carinho da viagem que fizemos com ela a São Paulo e a Santos, no auge dos nossos 12 anos. E D. Lígia ainda está viva? Dê notícias.
Maria Cristina de Carvalho Sousa Lima Piloni

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá Jussara, gostaria de me apresentar. Meu nome é Robson Ribeiro. Estou tentando terminar o mestrado em Teologia na FAJE, infelizmente não venho de uma formação teológica, mas sim histórica, sendo assim, tenho uma certa defasagem com algumas questões. Consegui a sua dissertação e a tese na internet, queria ter tempo para lê-la e conseguir colher alguns dos frutos que você colheu na época do mestrado e doutorado. Gostaria de me comunicar com você e tentar lhe apresentar minha dúvidas e angustias. Agradeço o empenho no blog. Deus a abençoe e fortaleça.

Unknown disse...

Que experiência maravilhosa com Karl Ranher e assim experiência humano- criatã.
Há dois anos também estou nessa jornada "eternal" como nosso teólogo Moderno, Ranher. Me encanto e envolvo cada vez mais com a Fé lendo e rezando este Homem de Deus e da Igreja. PaulodeTarso.

Edmar Filho disse...

Descobri seu blog lendo sua Tese de doutorado e precisei vir aqui para agradecer por escrevê-la.
Deus abençoe!