Participe !!!

Participe !!!

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Vamos fazer um balanço espiritual do ano velho ? De olho no ANO NOVO !!!


Está chegando o último dia do ano !
Vale a pena deixar o ano velho de um jeito cristão.

Como cada pessoa é diferente das outras, cada ano que alguém vive é, também, diferente dos outros. Deus deixa cada um seguir o seu caminho. Mas, por outro lado, cada ser humano é precisamente o mesmo que o seu próximo ou que qualquer outra pessoa, se considerarmos que o passou agora é passado.

Ao menos isso temos em comum entre todos nós. Estamos todos nos despedindo do ano passado.

Estamos deixando um ano atrás de nós com seus 365 dias, seus trabalhos, preocupações, seus desapontamentos, seus amargores, com os planos que fizemos e que talvez tenham resultado em um nada, ou tenham apenas em parte se realizado. Estamos deixando as nossas culpas, os nossos fracassos, por tudo que o nosso coração mesquinho fez no ano que finda.

E para quem podemos oferecer este ano do qual estamos nos livrando ? Será que ainda é possível para nós doá-lo a alguém? Afinal, o ano não está se evaporando, ele existiu. Este ano não pode ser extinto, apartado de nossa vida pelo mero fato de que está acabando e que não é mais possível exercermos a nossa liberdade, como foi possível em 1º de janeiro passado, dia-a-dia, hora-por-hora...


De modo diverso, se olharmos o ano que passou do jeito cristão, se nós reconhecermos para que fomos criados - nós, seres espirituais da eternidade -, devemos, de fato, dizer que o ano passado é o ano em que ganhamos o irrevogável ano contínuo de nossa vida.

Os anos que vivemos são os nossos anos, Deus sabe, nós não. O passado é nosso. Como cristãos, podemos serenamente afirmar, esperar e desejar que Deus nos dará um longo futuro nesta vida finita, e que esta vida finita também se tornará nossa própria vida contínua, mesmo quando parecer que passou, mesmo quando parecer que é passado.

Quem preserva o passado continuamente, irrevogavelmente, para nós ? Deus. Ele, que entrou nele (passado) no que a escritura chama de ¨livro da vida¨. Ele sabe que, em sua visão, o passado permanece presente.

O que somos em nossa realidade espiritual, em nossa fisionomia histórica-espiritual, o que indelevelmente temos estampado em nossa realidade espiritual em nossas vida e durante o ano que passou - isto, Deus já inscreveu no ¨livro da vida¨. Porque deste modo este ano passante ainda estará lá e, em uma hora de despedidas como esta, nós podemos ainda fazer da despedida o que ela deve ser: uma ação de graças.

Vamos saudar as despedidas ao ano velho dando graças, agradecendo, o que a despedida deve ser, uma dádiva da graça de Deus, que nos deu todos os dias deste ano.

E se verdadeiramente aceitarmos cada dia como uma dádiva de Seu amor - e isto nós sempre podemos fazer - estes dias passados terão sido dias abençoados, dias de graça e salvação.

The great Church Year, 66-67.

Nenhum comentário: