Participe !!!

Participe !!!

domingo, 10 de março de 2013

RAhner: a Igreja do futuro é objeto de ¨esperança contra toda esperança¨ !

Em 1972, Rahner lança um texto merecedor da nossa atenção nos dias de hoje.

É um dos poucos traduzidos em português, com o título: Estruturas em mudança: tarefa e perspectivas para a Igreja (1).

O ¨pano de fundo¨ de Rahner à época é o Sínodo do Episcopado alemão, embora os seus comentários expressem, também, a realidade que o Conclave reunido a partir da próxima terça-feira terá diante de si. 

Além da diferença de situação, há uma distância temporal considerável ! Quase 40 anos. O que torna válido para hoje o livro de Rahner é o encantador ¨mistério¨ que chamamos Igreja.

Assim, traduzo o Prefácio (da edição em inglês), em que Rahner diz: 

¨... Ofereço o livro aos leitores sem saber como será avaliado. Alguns podem considerá-lo muito ¨progressista¨ e (eclesialemente) tendente à ¨esquerda¨, porém, outros leitores podem considerá-lo, no todo, muito conservador.

Muitos dirão que eu nada sei do futuro da Igreja, embora esteja falando sobre ele. Esta crítica está correta, porque não sou profeta e a Igreja do futuro é, em última análise, objeto de ´esperança contra toda esperança´ e não um caso de futurologia.

Outros dirão que a seleção de temas é arbitrária ... Como posso negar esta arbitrariedade? Quem me critique quanto a isso, deve me permitir retornar a pergunta e indagar como se pode pode chegar a uma seleção de tópicos e o porquê de esta seleção estar absolutamente correta.  

Estou interessadíssimo nessa resposta...

É claro que os tópicos estão restritos às mais urgentes questões de nossa situação na Alemanha. É claro que estou ciente de que os problemas não vão ser simplesmente aclarados neste livro; eles necessitam ser considerados, também, por muitos outros teólogos, Cristãos e pela hierarquia da Igreja. 

Somente assim a Igreja pode desenvolver, lentamente, mas com clareza, uma consciência coletiva que possa guiar a sua ação no futuro, de modo a que as decisões individuais possam ser apropriadamente harmonizadas a um ponto tal que, a partir de então, nós não mais ¨levamos¨ a Igreja como simplesmente estavamos ´levando´, uma vez que a visão de futuro e o planejamento são possíveis para o Cristianismo e, inclusive, exigidos dele.¨

  
(1) 1972 – KARL RAHNER. Estruturas em mudança: tarefa e perspectivas para a Igreja. Petrópolis: Vozes, 1976. Em inglês, The shape of church to come. London: [s.n.], 1973. New York: Crossroad, 1974. Em espanhol, Cambio estructural de La Iglesia. Madrid: [s.n.], 1974.  No original, Stuktuwandel der Kirche als Aufgabe und Chance. Freiburg: [s.n.],  1972. 

Nenhum comentário: