Participe !!!

Participe !!!

sábado, 9 de março de 2013

RAhner & RAtzinger: a fé na Igreja do futuro



Rahner e Ratzinger: dois peritos, dois expoentes do Concílio Vaticano II.

Hoje deixo falar a genialidade de ambos que travaram uma verdadeira batalha pela efetiva vivência do conhecimento legado pelo Concílio.

Decorridos 50 anos, sabemos que há momentos em que a bibliografia teológica de Rahner e a biografia de Ratzinger se ¨encontram¨, como também há momentos em que se ¨desencontram¨.

Aqui interessa deixar transparecer a Boa Nova, o real pano de fundo de suas biografias e de suas bibliografias: a fé no Jesus de Nazaré, no que foi ressuscitado pelo Pai e vive, por seu Espírito, entre nós. 

Aí está o futuro, nesta síntese que aponta o nosso ¨futuro absoluto¨, que é Deus. E somente assim ganha sentido a  bela sentença de Rahner: 


¨O Cristianismo pode ser compreendido e proclamado como 
a religião do futuro absoluto¨! (3) 

Trago dois pequenos textos. 

Um de Ratzinger, de 1969. O outro de Rahner, de 1965. Ambos sobre o tema do futuro da Igreja e, assim, do nosso futuro cristão. 

Ratzinger, sobre a crise da Igreja, afirma que 

¨... surgirá uma Igreja que ...tornar-se-á pequena e deverá recomeçar mais ou menos dos inícios ...
Recomeçará de pequenos grupos, de movimentos e de uma minoria que recolocará a fé no centro da experiência... 
Será uma Igreja mais espiritual, que não se arrogará uma função política... 
Então, as pessoas verão aquele pequeno rebanho de crentes como algo de totalmente novo: descobri-lo-ão como uma esperança para si mesmas, como a resposta que tinham sempre procurado em segredo” (1).

Rahner, sobre o cristão do futuro, afirma que  


¨a Igreja passará a depender em tudo da fé e do santo poder do coração¨, já que ela será ¨um pequeno rebanho de irmãos da mesma fé, 
da mesma esperança e 

do mesmo amor 
… 
 obediente e agradecida, aceitando sua própria época como a que é designada para ela por seu Senhor e por seu Espírito, e não meramente que é forçada a ela pelo mundo perverso¨(2). 

Jussara Linhares



(1) 1969 - Joseph Ratzinger, cf. post de Dom Henrique Soares da Costa, bispo auxiliar de Aracaju (SE), em seu perfil do FB, no último dia 5.
(2) 1965 Karl Rahner, O Cristão do Futuro: São Paulo: Cristã novo século, 2004. Em inglês, Christian of the Future: U.S. Catholic (Chicago/Illinois) XXXI (1965) Nr. 7, 13-18. Também em Pax Romana Journal 6 (1965) 3-7. Em francês, como L’avenir chrétien de l’homme: Informations catholiques internacionales Nr. 124 (vom 15.06.65) 3-4, 26-28. No original, Christliche Zukunft des Menschen : Orientierung 29 (1965) Nr. 9 (vom 15.05.65) 107-110. Também em Christophorus (München) 10 (1965) Nr. 3, 16-22.
(3) Karl Rahner, Christianity and the Future. The future of Man and Christianity, p. 63.

Nenhum comentário: