Participe !!!

Participe !!!

domingo, 3 de março de 2013

A proposta do cardeal Walter Kasper



Kasper: “É necessário mais colegialidade na Igreja”


O Cardeal, que já esteve no comando das relações do Vaticano com outras confissões, acredita que o papel do Papa precisa ser repensado.

Por Vatican Insider | Tradução: Fratres in Unum.com - A renúncia de Ratzinger “lançou novas luzes sobre o papado”, “porque a essência, a natureza do ministério Petrino, é dada por Jesus e não pode mudar”, mas “o que muda é a aura sagrada em torno do papado, que atualmente foi adquirida principalmente ao longo dos últimos dois séculos” e “que se perdeu um pouco”, explicou o Cardeal Walter Kasper ao jornal italiano Corriere della Sera.



O Cardeal Kasper, que já esteve no comando das relações do Vaticano com outras confissões, acredita que o “papel do Papa precisa ser repensado”.

O que a Igreja também precisa fazer é “repensar as relações entre a cúria e as igrejas locais, como manter a comunhão e como aprimorar a comunicação dentro da Igreja”. “É essencial que a cúria seja organizada de uma maneira mais adequada, a fim de que esteja melhor colocada para encarar os desafios de nosso tempo. A coordenação entre os dicastérios precisa ser melhorada, é preciso haver mais colegialidade e melhor comunicação”.

A Igreja também precisa refletir sobre o papel dos sínodos porque, por vezes, quando os bispos se encontram, os assuntos abordados são muito genéricos e eles falham em discutir os assuntos concretos enfrentados pela Igreja”.  Uma Igreja que “está sendo afetada pela crescente secularização na Europa. Nós sabemos que a maioria dos católicos vivem no hemisfério sul. É uma situação nova e apresenta um novo desafio”.

Segundo o Cardeal Kasper, o novo Papa precisará ser alguém “com carisma e capaz de influenciar os fiéis. Um verdadeiro pastor do povo, mas também um pastor que saiba como guiar a Igreja. Creio ser necessário a experiência da Igreja universal; não basta conhecer um país ou uma diocese em particular”.



Nenhum comentário: