Participe !!!

Participe !!!

domingo, 17 de março de 2013

O brasão de Francisco, papa da misericórdia !



O Brasão de Francisco, e sua mensagem

O Papa Francisco decidiu manter seu brasão, escolhido na sua consagração episcopal, também marcado pela simplicidade : um escudo azul que ganhou os símbolos pontifícios (mitra posicionada entre chaves de ouro e prata entrecruzadas, unidas por um cordão vermelho). 

No alto, está o emblema da ordem de origem do Papa, a Companhia de Jesus: um sol radiante e flamejante carregado com as letras, em vermelho, IHS, monograma de Cristo. A letra H é coberta por uma cruz em ponta e três pregos em preto.

Abaixo, encontram-se a estrela e a flor de nardo (semelhante ao cacho de uva), que já constavam no brasão do cardeal Bergoglio. 

A estrela, de acordo com a antiga tradição aráldica, simboliza a Virgem Maria, mãe de Cristo; enquanto a flor de nardo indica São José, patrono da Igreja. Na tradição da iconografia hispânica, São José é representado com um ramo de nardo nas mãos. 

Colocando no seu escudo tais imagens, o Papa pretendeu exprimir a própria devoção à Virgem Santíssima e São José.

Em memória ao evento que marcou o início de sua consagração total a Deus, Bergoglio escolheu o lema e o modo de vida “Miserando atque eligeno”. A frase, escrita em latim do Evangelho de Mateus, descreve a atitude de Jesus com um pecador, a quem olhou com sentimentos de amor e escolheu-o, de acordo com informações do site do Vaticano.

O lema é uma homenagem à misericórdia de Deus e é reproduzido na Liturgia das Horas da festa de São Mateus. Ele tem um significado especial na vida e na trajetória espiritual do Papa. Segundo o Vaticano, foi em uma festa de São Mateus, em 1953, que Bergoglio experimentou, aos 17 anos, a presença de Deus em sua vida.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/anel-do-pescador-de-francisco-sera-de-prata-nao-de-ouro-diz-vaticano-7869427#ixzz2NubkoXlE   © 1996 - 2013.


El escudo del Papa Francisco

Nenhum comentário: