Participe !!!

Participe !!!

quarta-feira, 27 de março de 2013

O Papa que ¨sai de si¨ !

Primeira audiência pública do papa que ¨sai de si¨, 

do papa que nos encontrou 

e não teme encantar o mundo! 





¨Viver a Semana Santa seguindo a Jesus quer dizer aprender a sair de nós mesmos, ir ao encontro dos outros, ir à periferia, sermos os primeiros a nos movermos até nossos irmãos, principalmente àqueles que estão mais longe, que estão esquecidos, que necessitam de compreensão, consolo e ajuda¨.  Francisco

O texto de hoje é um improviso de Francisco, durante sua primeira audiência pública. Vale a pena meditar um pouco sobre sua mensagem e o sentido forte que ela assume agora, na Semana Santa !


¨Sair de si¨! Descentrar-se ! São expressões usuais na teologia cristã, porque expressam o jeito de nosso Senhor Jesus Cristo viver !!!

A expressão é forte e de difícil entendimento. 
Como vou sair de mim ??? 
Se saio de mim, não estou mais ¨dono¨ de mim, como se estivesse dormindo ou desmaiado ???

Aí está a beleza da linguagem da fé. Se humanamente é inadmissível a qualquer ser humano ¨sair de si¨, esta expressão que os gregos chamam oxímoro (palavra doida, maluca, que se expressa numa contradição...) é a que melhor dá conta do comportamento que Jesus nos convida a seguir.

Agora, se eu digo que uma pessoa se ¨sente¨ ... se eu digo que uma pessoa pensa que ela é o ¨umbigo do mundo¨ ... todo mundo entende que estou qualificando esta pessoa de egoísta, em outras palavras: auto-centrada, ¨centrada em si¨.

¨Sair de si¨ é a atitude evangélica perfeita ! 

O melhor exemplo que conheço é o da cristã perfeita, Maria, que ainda era uma menina quando o anjo lhe anuncia o desejo de Deus para a sua vida. Sabemos que uma menina de uns 15, 17 anos não entendeu nada da vontade de Deus para ela, naquele momento. 

Mas qual foi a atitude Maria ? Não entendeu, mas disse: Eis-me aqui !!!

Não existe melhor momento para apreendermos o significado de ¨Eis-me aqui¨ do que na contemplação da Paixão, Morte e Ressurreição daquele filho-difícil, do que significou para Deus o olhar sempre presente de Maria.

Aliás, o melhor daquele famoso filme sobre a Paixão, na minha pobre opinião, é a troca de olhares de Maria e seu filho Jesus. É surpreendente que durante todo o percurso da Paixão este filho - que Maria nunca conseguiu entender humanamente - encontre no olhar da mãe,  apoio para portar o madeiro.

São olhares que sustentam. E sustentam porque saem de si e se dão ao Outro, Como o olhar de Maria que doou seu filho ao mundo, seu único filho, filho que era Deus, e que Maria, já nas Bodas de Canã não compreendia, mas avisava que deveríamos observá-lo e obedecê-lo. 

A palavra obedecer é interessante. Não carrega em sua etimologia o sentido de hierarquia, de um que manda e de outro que obedece. Obedecer é OUVIR. E isto o próprio Deus cansou de nos dizer: 

OUVI-O ! Este é meu filho muito amado !

É na escuta ao Senhor que crescemos na fé. Conheço um místico que diz que a fé ¨entra¨ pelos ouvidos (os salmistas sabiam e pediam a Deus que ¨furassem¨ seus ouvidos para que ouvissem melhor a Deus).



Sacrifício e oblação não quisestes, mas abristes, Senhor, meus ouvidos;não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por nossos pecados. E então eu vos disse: “Eis que venho!” (Sl 40)



¨Sair de si¨ é dizer a Deus, Eis-me aqui ! 
Eis-me aqui para amá-lo e João nos ensinou que quem não ama o irmão, não ama a Deus !

Na penumbra, sem clara visão do que virá, mas na mesma certeza de Maria que, mesmo ¨não tendo ainda chegado a hora de seu filho, crê e recomenda que o ouçamos, do mesmo modo, quando chegou a hora de seu filho, aos pés da cruz, cantar emocionados, 


Sobe a Jerusalém, Virgem oferente sem igual.
Vai apresenta ao Pai, teu Menino: luz que chegou no natal.
E, junto à sua cruz, quando Deus morrer fica de pé.
Sim, ele te salvou, mas o ofereceste por nós com toda fé.
Nós vamos renovar este sacrifício de Jesus:
morte e ressurreição, vida que brotou de sua oferta na cruz.
Mãe, vem nos ensinar a fazer da vida uma oblação.
Culto agradável a Deus é fazer a oferta do próprio coração.


em http://oglobo.globo.com/mundo/vao-periferia-ajudem-aos-esquecidos-diz-papa-francisco-7956779#ixzz2OkgHJOv9 

Nenhum comentário: