Participe !!!

Participe !!!

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

VAMOS FALAR SOBRE O V SIMPÓSIO INTERNACONAL DE TEOLOGIA ???

O V SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE TEOLOGIA HOMENAGEIA DOIS EVENTOS: OS 50 ANOS DO FINAL DO CONCÍLIO VATICANO II E OS 50 ANOS DA REVISTA CONCILIUM, com o tema:

“Caminhos de Libertação: Alegrias e Esperanças para o Futuro”
“Journeys of Liberation: The Joys and Hopes for the Future”


O Concílio Vaticano II, iniciado em 1962 e encerrado em 1965, representou um marco não apenas para a Teologia, mas para toda a vida da Igreja. Desde o discurso inaugural do Papa João XXIII, na abertura do evento, ficou claro para a sociedade como um todo e para a Igreja em particular, que aquele era um concílio diferente dos outros tantos já acontecidos na história. Pois não se preocupava tanto em julgar o passado, mas sim em abrir o futuro a fim de que o diálogo entre a Igreja e o mundo moderno e secularizado pudesse, finalmente, acontecer.

Reformas importantes aconteceram na liturgia, no modelo de compreensão do que fosse a Igreja, na forma de entender e realizar a pastoral, no relacionamento com outras igrejas e religiões. Na Teologia, o eixo central e ponto de partida passou a ser antropocêntrico, e não mais teocêntrico como antes sucedia. A Igreja Católica desejava olhar para o ser humano, suas angústias e dificuldades, mas também suas alegrias e esperanças para elaborar seu discurso de inteligência da fé.

A revista Concilium, fundada no mesmo ano em que terminou o Vaticano II – 1965 – pretendia oferecer ao povo de Deus uma reflexão teológica em profunda e fina sintonia com as propostas conciliares, a fim de formar e motivar as novas gerações a que se voltassem para a sociedade e a história, e a partir daí vivessem sua fé e agissem em coerência com a mesma.

Publicada há 50 anos, cinco vezes ao ano, Concilium é uma revista de teologia que deseja atingir o mundo inteiro. Seus editores e participantes constituem uma equipe de alto nível em termos do mundo acadêmico. E não se compõe sua equipe apenas de nomes já consagrados na teologia católica, mas igualmente de novas vozes vindas de várias partes do mundo e que, com sua nova visão, enriquecem a revista.

O objetivo da Concilium é, pois, promover debate e discussão teológica no espírito do Vaticano II, a partir do qual nasceu e se consolidou. Trata-se de uma revista católica no sentido mais amplo do termo: enraizada firmemente na herança católica, aberta a outras tradições cristãs e a outras tradições religiosas existentes no mundo. Cada número da Concilium se centra sobre um tema de crucial importância e abrangente alcance para o nosso tempo.

As contribuições dos artigos e ensaios da revista vêm da Ásia, África, América do Sul e do Norte e da Europa. Publicada em seis idiomas, Inglês, Alemão, Italiano, Português, Espanhol e Croata, a revista reflete verdadeiramente as múltiplas facetas de nossa sociedade plural e de uma Igreja desejosa de dialogar com esta pluralidade.

É no sentido de celebrar este jubileu tão importante – 50 anos de existência de uma teologia em sintonia com os tempos e as culturas de hoje – que a Comissão Organizadora do Departamento de Teologia da PUC-Rio propõe o V Simpósio de Teologia, a realizar-se do dia 26 ao dia 28 de maio de 2015, com o tema Caminhos de Libertação: Alegrias e Esperanças para o Futuro.

Nenhum comentário: