Participe !!!

Participe !!!

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Prometi, o pe. Ulpiano autorizou, e aqui vai a homilia de todas as Quaresmas da minha vida. Que esse grito imperativo do Senhor possa ressoar por todas as nossas Quaresmas: VOLTE PARA MIM !


Mc 1, 12-15:
12Imediatamente o Espírito impeliu Jesus para o deserto.
13Durante quarenta dias, no deserto, ele foi tentado por Satanás.
Vivia com as feras, e os anjos o serviam.
14Depois que João fora entregue, Jesus veio para a Galiléia. Ele proclamava o Evangelho de Deus e dizia:
15”Cumpriu-se o tempo, e o Reinado de Deus aproximou-se: convertei-vos e crede no Evangelho”.

Acabei de anunciar aqui as palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo no início da sua pregação. Como Ele disse, o tempo se completou. O Reino de Deus está próximo, convertei-vos e crede no evangelho. Esta última frase, convertei-vos e crede no evangelho, é a frase da imposição das cinzas, na quarta-feira, quando o padre ou o ministro coloca as cinzas nas nossas cabeças e diz: ‘Pedro, converte-te e crê no evangelho.’
O que as cinzas aqui vão representar é o início da Quaresma, o que nós celebramos na quarta-feira e o que elas representam é esse chamado que Deus faz a cada um de nós. Converta-se.
Significa Deus dizendo a cada um de nós:
volte, volte para mim.

Quaresma significa tempo de conversão. E conversão significa isso: esse parar a nossa vida, esse desfolhar a nossa vida, esse olhar a nossa vida, olhar o caminho da nossa vida e verificar se estamos caminhando no caminho de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Parar para ver se o caminho das nossas vidas é o caminho que está nos levando a Deus ou, se pelo contrário, o caminho de nossa vida passa pelo que nos afasta de Deus. Por isso essa palavra repetida na quarta-feira de cinzas, é repetida de novo hoje.
É Nosso Senhor Jesus Cristo dizendo ao coração dos homens:
volte, volte para mim.
Volte!
Volte para mim!!!

Quem é que não gostaria de voltar para Deus ? Quem é que não gostaria de voltar para Deus que é nossa felicidade? Quem é que não gostaria de voltar para Deus que é nossa alegria, que é nossa esperança, que é Aquele que sustenta a nossa vida porque sem Ele nunca nós poderíamos ser.
Volte!
Volte, não me dê as costas!

No nosso caminho, pode aparecer um caminho mais fácil, podem aparecer caminhos melhores, mas que podem não ser conforme o caminho de Deus.
Deus, Ele não vai permitir que nenhum de nós ande no caminho que nos vai quebrar a cara. Pelo contrário, Deus nos reúne aqui na Igreja para que possamos sentir no fundo de nosso coração esse chamado de Deus.
Volte, volte!
Volte !!!

O que é voltar para Deus?
Voltar para Deus é a gente voltar-se para mudar. Ninguém pode dizer eu estou voltando para Deus e continuar sendo uma pessoa pirracenta, continuar sendo uma pessoa mal humorada, continuar sendo uma pessoa que chega em casa e se tranca.
Voltar para Deus é voltar-se para a bondade. Ninguém pode dizer eu estou voltando para Deus sem querer voltar-se para as pessoas. Ninguém consegue dizer eu estou voltando para Deus, se não quer voltar-se para as pessoas.
Escuta.
Escuta a voz: volte para mim!

Voltar para Deus é voltar passando pelo caminho do outro. Voltar para Deus é voltar junto com as outras pessoas. Por isso mesmo temos a Quaresma, tempo em que Deus nos chama para voltar para Ele, em que Nosso Senhor Jesus Cristo nos chama para voltar para Ele e, de alguma maneira, nos voltarmos a outras pessoas, sobretudo aquelas a quem Deus nomeia.
Se você anda brigado com sua mulher, voltar para Deus significa que você talvez volte para dialogar com ela. Se você é uma pessoa que vive falando mal dos outros, voltar para Deus significa você voltar para realizar a bondade para a qual Deus o chama, voltar para Deus passa por não ser mais fofoqueiro, voltar para Deus passa por ver o que de bom existe nas pessoas. Você vai ter que reconhecer que é igualzinho a essa pessoa.

Voltar para Deus passa por nos preparar para sofrer a tentação. Nosso Senhor Jesus Cristo ensina como nos preparar para sofrer a tentação.
Porque isso? Porque Nosso Senhor Jesus Cristo queria passar por todos os caminhos por onde o seu povo passou. O povo de Deus que no deserto andava, no deserto descobriu Deus, no deserto adorou ídolos que não são Deus, no deserto desconfiou daqueles que Deus enviara...
Tenham a certeza, tenham a certeza, de que quem quiser voltar para Deus tem que se preparar para a tentação. Quem quiser voltar para Deus vai perceber de repente um outro caminho que parece bem mais fácil, que parece bem melhor.
Voltar para Deus é ter a necessidade e a coragem de lutar a luta que Nosso Senhor Jesus Cristo trava para que ninguém siga à procura de alguém que não é Deus, para que ninguém se engane pensando que pode voltar para Deus sem voltar-se para os outros.

Nós estamos hoje no primeiro domingo da Quaresma e Deus coloca nos nossos corações um desejo, um chamado.
Volte para mim.
Nós temos a certeza dessa volta de Nosso Senhor Jesus Cristo nos chamando para voltar para Ele porque Ele nos dá, na Eucaristia, uma força a mais para voltar para Ele. Todos nós vamos comungar recebendo o corpo e o sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Antes de comungar vamos pedir a Ele:

- Senhor, me dê a força para voltar para o Senhor,
Senhor, me dê a força para não me separar do Senhor,
Senhor, me dê a força para que neste tempo da Quaresma
eu possa ficar mais perto do Senhor,
para que nesse tempo da Quaresma a minha vida possa mudar.

Quaresma é tempo de tentação. Caminhando com Nosso Senhor Jesus Cristo e tendo a certeza de que Ele vai nos passar juntos para a vida eterna, para a vida plena, nós pedimos a Ele, a ele que é Deus, que nos dê a esperança para que possamos ter a força.
Amém.


Homilia do Pe. Ulpiano Jose Vázquez Moro, SJ
Igreja da Imaculada, celebração das 19:00 do dia 04 de março de 2006
I domingo do tempo da Quaresma, Evangelho segundo Marcos 1, 12-15

Nenhum comentário: