Participe !!!

Participe !!!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Você acha que é possível dizer TUDO de modo simples ?


Para muitos leitores, os textos da teologia filosófica de Rahner são difíceis de serem lidos.

Ocorre que Rahner é um teólogo sistemático e a sua obra é marcada pelo entrelaçamento e pela complexidade das realidades do cristianismo. 

Por isso, não perseguir esta complexa trama do seu pensamento teológico implicaria no risco de cairmos  numa “temível simplificação”, conforme a advertência do próprio Rahner:

Quem leva em consideração apenas uma parte dentro de um estado de coisas complexo, pode falar de um modo “claro”. 
Sua clareza, contudo, é tão-só a de um temível simplificateur (simplificador). Quando o objeto não permite que a sua realidade seja simplificada, é inevitável certa complicação na linguagem (1).




A charge acima, foi dada como presente ao próprio Rahner, por um de seus leitores. Ela exemplifica muito bem o que acontece... 

No primeiro quadro, ¨Rahner¨ fala a uma plateia de ¨multiplicadores¨ da fé, ou seja, ele discursa conforme o que ¨ouviu¨ do Espírito Santo e o diz de modo complexo;

No segundo quadro, os ¨multiplicadores¨, que ouviram a Palavra de Deus de Rahner, vão repassá-la aos simplificadores; e

No terceiro quadro, os ¨simplificadores¨ transmitem de modo ¨simples¨ a Palavra de Deus, e ...

assustam ao próprio Jesus Cristo que diz: 
- Não entendo.

Acho ótima esta brincadeira que fizeram com Rahner e seu modo complexo de pensar. Em nossa vida pessoal podemos exemplificar isto. 

Quem já não ouviu dizer que todo brasileiro é um bom técnico de futebol, entende tudo de economia e de teoria do crime. Basta a seleção perder, a inflação subir e haver um novo crime que toque a opinião pública. 

Mas, pergunte a um estudioso em qualquer das três áreas e veremos que cada uma delas carrega uma complexidade imensa, tornando o discurso simples, um discurso raso e nem sempre, ao final, claro, porque deixou de lado questões importantíssimas que deveriam ter sido analisadas no bojo de cada problema.

A intenção é que possamos ser mais pacientes com a complexidade dos problemas e menos imediatistas com as leituras curtas que atraem, mas podem empobrecer o nosso Espírito. 

(1) RAHNER. In Publik-Forum, 23 de fevereiro de 1979, nº 4, 13. Apud H. VORGRIMLER. K. Rahner: experiencia de Dios em su vida y en su pensamiento. Santander: Sal Terrae, 2004, 23. Tradução brasileira: Karl Rahner: experiência de Deus em sua vida e em seu pensamento. SP: Paulinas, 2006, 25-6. As  referências a esta obra se farão pela abreviatura EDV, segundo a edição em Espanhol.  

Nenhum comentário: