Participe !!!

Participe !!!

sábado, 11 de agosto de 2012

Rahner e o Vaticano II. A Igreja após o Concílio.

Rahner, na sessão comemorativa do encerramento do Concílio Ecumênico Vaticano II, realizada em München, em 12.12.1965,  pronunciou uma palestra intitulada: Vaticano II: um começo de renovação, que ele assim introduziu:

¨O Concílio Vaticano II terminou. Quando um evento extraordinário chega ao fim, é normal as pessoas olharem para trás na busca do resumo do que realmente aconteceu. Como a história se reveste em mistério, agora, no encerramento do Concílio, fazemos uma pausa para avaliar, para debater, para expressar a nossa gratidão, e para nos indagar:

O que foi este Concílio ?
Onde estamos diante da mensagem do Concílio ?
O que virá depois ?¨

Ao longo dos próximos dias, o Blog do Rahner vai responder a estas questões, agora distantes 50 anos do ¨extraordinário¨ evento que será celebrado por todo este ano, o Ano da Fé.
__________________
Este texto foi publicado em português, como Vaticano II: Um Começo de Renovação, São Paulo, Herder, 1966. A autora do Blog utiliza aqui a versão em inglês, The Council: a new Beginning, in The Church after the Council, New York: Herder, 1966, 9-34.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Jussara, sou Ir. Shirle das Irmãs de Notre Dame. Estou fazendo uma pesquisa sobre Karl Rahner e achei seu blog, mas não consegui encontrar artigos sobre ele, talvez não tenh aolhado direito...
Gostaria de saber de ti, uma vez que percebo que és um estudiosa de Rahner, se você sabe alguma coisa entre Rahner e Diálogo Contemplativo.
Se souber ou tiver algo a medizer sobre esse assunto, peço que me envie um email. shirledenise@gmail.com
Ficarei muito grata e feliz em tornar-me sua amiga.
Lembre-se de proclamar o quanto Deus é BOM.
Abraço