Participe !!!

Participe !!!

domingo, 8 de julho de 2012

O que significa o ¨espinho na carne¨ a que são Paulo se refere na 2 Cor 12 ?

Bela meditação do papa Bento XVI


2ª Epístola de são Paulo, aos cristãos de Corinto, 12.

1          Será que é preciso gloriar-se?
            Na verdade, não convém.
            No entanto, passarei a falar das visões e revelações do Senhor.
2          Conheço um homem, unido a Cristo,
            que, há quatorze anos,
            foi arrebatado até ao terceiro céu.
            Se ele foi arrebatado com o corpo ou sem o corpo,
            eu não o sei, só Deus sabe.
3          Sei que esse homem
            - se com o corpo ou sem o corpo, não sei, Deus o sabe -
4          foi arrebatado ao paraíso
            e lá ouviu palavras inefáveis
            que nenhum homem consegue pronunciar.
5          Quanto a esse homem eu me gloriarei,
            mas, quanto a mim mesmo, eu não me gloriarei,
            a não ser das minhas fraquezas.
6          No entanto, se eu quisesse gloriar-me,
            não seria insensato,
            pois só diria a verdade.
            Mas evito gloriar-me,
            para que ninguém faça de mim um ideia superior
            àquilo que vê em mim ou que ouve de mim.
7          E para que a extraordinária grandeza
            das revelações não me ensoberbecesse,
            foi espetado na minha carne um espinho,
            que é como um anjo de Satanás a esbofetear-me,
            a fim de que eu não me exalte demais.
8          A esse propósito,
            roguei três vezes ao Senhor que o afastasse de mim.
9          Mas ele disse-me: “Basta-te a minha graça.
            Pois é na fraqueza que a força se manifesta”.
            Por isso, de bom grado,
            eu me gloriarei das minhas fraquezas,
            para que a força de Cristo habite em mim.
10         Eis porque eu me comprazo nas fraquezas,
            nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições
            e nas angústias sofridas por amor a Cristo.
            Pois, quando eu me sinto fraco, é então que sou forte.
11         Será que me tornei insensato?
            Vós me obrigastes a isso.
            Pois, vós é que deveríeis recomendar-me,
            já que em nada tenho sido inferior aos “super-apóstolos”,
            embora na verdade eu não seja nada.
12         As credenciais do meu apostolado foram manifestas entre vós:
            constância e paciência, 
            sinais, prodígios e milagres.
13         Com efeito, em que ficastes inferiores às demais igrejas,
            a não ser pelo fato de eu próprio não vos ter sido pesado?
            Perdoai-me essa injustiça!
14         Eis que, pela terceira vez,
            estou pronto para ir visitar-vos,
            e não vos serei pesado.
            Pois não busco os vossos bens, mas a vós mesmos!
            Aliás, não são os filhos que devem ajuntar bens para os pais,
            mas, sim, os pais para os filhos.
15         Quanto a mim, de boa vontade despenderei ao máximo
            e me gastarei a mim mesmo inteiramente por vós.
            Será que, amando-vos mais, sou por isso menos amado?
16        Mas seja! Eu não fui pesado para vós.
            Porém, astuto como sou,
            foi por esperteza que vos conquistei - assim dizem.
17         Acaso vos prejudiquei por algum daqueles que vos enviei?
18        Insisti com Tito a ir ter convosco
            e com ele enviei o irmão.
            Acaso Tito vos explorou?
            Não procedemos no mesmo espírito?
            Não seguimos as mesmas pegadas?
19        Há muito tempo que pensais
            que fazemos nossa defesa diante de vós?
            Não! É diante de Deus, em Cristo, que nós falamos,
            e tudo, caríssimos, para a vossa edificação!
20         Receio, com efeito, que, quando aí chegar,
            não vos encontre tais quais vos desejo encontrar
            e que, da vossa parte,
            me encontreis tal como não desejais encontrar-me.
            Receio que haja entre vós contendas, ciúmes, iras,
            disputas,maledicências, mexericos, insolências, desordens.
21         Receio ainda que, na minha próxima visita,
            o meu Deus me humilhe por vossa causa,
            e que eu tenha que chorar por muitos dos que antes pecaram
            e ainda não se converteram da libertinagem,
            da fornicação e da devassidão, em que caíram.

Nenhum comentário: