Participe !!!

Participe !!!

domingo, 3 de junho de 2012

¨Quanto mais aderente ao seu tema é a Teologia, tanto mais é querigmática". Vamos entender o que Rahner quer dizer com esta frase ?


O que Rahner tem por meta em sua teologia é a pastoral, que ele chama de Teologia Prática, ou seja: o que Rahner procura é comunicar a experiência da autocomunicação de Deus a todos os homens. 


O jovem Rahner, ao iniciar sua carreira professoral em Innsbruck (1937), escolhe a Graça de Deus por tema. Naquela ocasião, a Faculdade estava empenhada na elaboração de um projeto de teologia querigmática que estivesse a serviço da pregação e da pastoral - tidas como distintas da teologia científica. 

Rahner, então um jovem docente, não concorda com tal orientação e vai cuidar da instância pastoral, inserindo-a num projeto de renovação da teologia católica em que, quanto mais aderente ao seu tema é a teologia, tanto mais é querigmática 1, como ele sustenta no programático artigo: Tentativa de esboço para uma Dogmática e seu consequente Esboço de uma Dogmática 2:
O mal entendido mais importante da chamada “teologia da pregação” ... foi precisamente a opinião ... de que a teologia científica podia continuar como estava, e que a única coisa que restava a fazer era construir, “ao lado”, uma teologia “querigmática”. 
Tal teologia consistiria, essencialmente, em dizer “o mesmo” que a teologia científica escolástica já tinha elaborado, porém de maneira um tanto distinta, “mais querigmaticamente”, e em dispô-la de modo mais prático. Na realidade, a teologia mais rigorosa, entregue de maneira apaixonada e única ao seu objeto, num interrogar-se constante sempre novo, a teologia mais científica, é a mais querigmática 3.
É bom lembrar que o esforço por uma teologia ¨sempre mais científica e mais querigmática¨, é fruto de toda a temática da obra de Rahner, que se alinha no entorno ao homem e seus problemas. 
Rahner busca sempre ¨salvar as almas¨, como diria santo Inácio, ou ajudar de modo prático o homem de nosso tempo. 


Se não devemos chamar Rahner de teólogo da ¨corte¨, 
também não podemos esperar, 
em sua obra, vestígios de um teólogo de gabinete que se debruça apenas sobre problemas especulativos ou históricos. 
Não. 
Rahner trabalha uma teologia prática, ou seja, uma teologia histórica no sentido de que seja útil para a vida do seu contemporâneo.




1 Cf. ATS 223-4.
2 K. RAHNER. Tentativa de esboço para uma dogmática, in O dogma repensado, SP: Paulinas, 1970, 106-152. Publicado originalmente sob o título Ueber den Versuch eines Aufrisses einer Dogmatik, em SZT, I, 9-47 e no THI, I, 1-37. As próximas referências ao artigo se farão pela abreviatura TED e a O dogma repensado pela abreviatura ODR. 
3 TED 113-114.

Nenhum comentário: