Participe !!!

Participe !!!

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Quem foi Bernard Lonergan? Ouça e conheça-o!


Roma (RV) - Bernard Joseph Francis Lonergan foi um padre jesuíta canadense que viveu no século XX. Filósofo, teólogo e economista, foi professor do Colégio Loyola de Montreal, da Universidade de Toronto, da Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma e do Boston College.

Uma das obras mais conhecidas de Lonergan é “Insight”, sobre a inteligência humana. Este estudo não foi muito bem compreendido na época, e com “O Método em Teologia”, reúnem uma série de exercícios para a conversão espiritual. 

Os maiores conhecedores do filósofo e alguns seus ex-alunos se reuniram na Universidade Gregoriana recentemente para “revisitar a antropologia” de Lonergan. Um deles é Pe. João Villa-Chã, Professor de filosofia, que em exclusiva à RV, examinou a relação entre a obra do mestre e o ministério de Jorge Bergoglio como Papa Francisco. 

Um dos temas muito fortes do pensamento de Lonergan é convidar as pessoas – ele fazia isso com seus alunos – a prestar atenção. Creio que o Papa Francisco em seu ministério, tem feito justamente isso: convidar as pessoas a prestar atenção a si próprias, a prestar atenção aos outros, a prestar atenção à Palavra de Deus, àquilo que nos acontece no dia a dia, e, sobretudo, prestar atenção a esta questão fundamental para a vida humana, que é a dinâmica da caridade do amor”.

“Lonergan dizia que o ser humano tem que aprender a colocar-se questões, a interrogar-se sobre si próprio, aprender a refletir sobre a própria experiência, porque em ultima análise, o que conta realmente no processo da evangelização, do Evangelho e de seus valores, é que a pessoas se descubram à luz de Deus, que se revejam à luz de Deus, que entendam que seu destino não é apenas o imediato, do aqui e agora, mas que tem um valor transcendental e transcendente”.


Texto proveniente da página http://pt.radiovaticana.va/news/2013/12/11/quem_foi_bernard_lonergan_ou%C3%A7a_e_conhe%C3%A7a-o!/bra-754717
do site da Rádio Vaticano 



Quem foi Bernard Lonergan? Ouça e conheça-o!:

'via Blog this'

Nenhum comentário: