Participe !!!

Participe !!!

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Religiosas dos EUA continuarão o diálogo, mas não vão comprometer a missão

Reconciliar as diferenças !!!

Bela tarefa para a Igreja que se quer Católica !

Vamos rezar para que haja um novo Pentecostes e que o Espírito Santo de Deus seja ouvido na Igreja de nosso Senhor Jesus Cristo !

Clique para acompanhar a questão com as religiosas dos EUA.
Religiosas dos EUA irão continuar o diálogo, mas não vão comprometer a missão

domingo, 12 de agosto de 2012

VAT II foi um Concílio em que o ¨primus¨ da Igreja laborou com a sua comunidade de irmãos, o episcopado.

O Concílio foi o encontro de uma comunidade constitucional que demonstrou e levou adiante sua iniciativa. Um Concílio respeitado pelo ¨primus¨ da Igreja que, no desempenho de suas funções, e de acordo com a compreensão Católica, laborou com o Concílio como a comunidade de seus irmãos bispos - e não como um encontro de ¨homens-que-somente-dizem-sim¨.

O trabalho conjunto do papa e de um Concílio nunca foi institucionalizado, com normas de procedimento. Por isso, durante o Concílio houve momentos de escuridão e de experiências dolorosas, quase todas necessariamente inevitáveis.

A história e a experiência comprovam que a Igreja jamais guia a si mesma, posto que é sempre guiada pelo poder do Espírito - a Igreja permanece UNA não apenas literalmente, mas na incompreensível pluralidade da sua estrutura pessoal e colegiada, por meio do milagre do Espírito.

sábado, 11 de agosto de 2012

O que foi o Concílio ?

O Concílio foi um Concílio ! E somente isso já o torna significativo.

Seria muito difícil anunciar agora (1965), de que modo a recente proclamação do Princípio da Colegialidade Sinodal da Igreja tomará forma e será posta em prática.

É impossível adiantar se o recém fundado Conselho dos Bispos será uma instância meramente consultiva. ou se incorporará a essência teológica de um Concílio em si, por meio da execução dos mandatos do Concílio Vaticano II, apesar das interferências e restrições que possam dificultar suas tarefas.

Mas este foi o Concílio em que a Igreja aventurou-se na busca de solução de problemas, enfrentando questões vitais, o que, por si só, é de inestimável significância teológica para a auto-compreensão da Igreja, na teoria e na prática.  

O Concílio demostrou especificamente que o Princípio da Colegialidade Sinodal da Igreja não viola a Instituição e o ofício do papado; e mais, o Concílio mostrou que, por meio deste Princípio, de algum modo desenfatizado no passado, a Colegialidade Sinodal permaneceu como um efetivo poder na Igreja.

A Igreja mostrou com o Concílio a sua misteriosa unidade, uma unidade de estrutura pessoal e colegiada, que subsiste apenas pelo poder de Deus, não podendo ser medida pelos padrões ou normas de qualquer outra organização secular ou social.

A Igreja é, na verdade, um mistério da fé que sobrepuja os problemas implícitos a outras estruturas, quer de natureza autoritária, quer de natureza democrática.

Sim, poderemos sugerir um debate sobre o sistema de colegialidade num contexto sócio-político secular, quando a sociedade de massa de amanhã procurar resolver os reclamos conflituosos da liberdade e da unidade.

O que foi o Concílio ? um Concílio da liturgia e das missões


Rahner responde e comenta suas respostas. Vejamos:

Foi um Concílio da santa Igreja Católica Romana. 

Será que a Igreja ¨passou no teste¨ que lhe foi dado por Deus, nesse momento ?

Se dissermos que SIM, estamos afirmando a nossa gratidão a Deus, pois que todo resultado alcançado somente pode ser atribuído à Graça de Deus.

Rahner e o Vaticano II. A Igreja após o Concílio.

Rahner, na sessão comemorativa do encerramento do Concílio Ecumênico Vaticano II, realizada em München, em 12.12.1965,  pronunciou uma palestra intitulada: Vaticano II: um começo de renovação, que ele assim introduziu:

¨O Concílio Vaticano II terminou. Quando um evento extraordinário chega ao fim, é normal as pessoas olharem para trás na busca do resumo do que realmente aconteceu. Como a história se reveste em mistério, agora, no encerramento do Concílio, fazemos uma pausa para avaliar, para debater, para expressar a nossa gratidão, e para nos indagar:

O que foi este Concílio ?
Onde estamos diante da mensagem do Concílio ?
O que virá depois ?¨

Ao longo dos próximos dias, o Blog do Rahner vai responder a estas questões, agora distantes 50 anos do ¨extraordinário¨ evento que será celebrado por todo este ano, o Ano da Fé.
__________________
Este texto foi publicado em português, como Vaticano II: Um Começo de Renovação, São Paulo, Herder, 1966. A autora do Blog utiliza aqui a versão em inglês, The Council: a new Beginning, in The Church after the Council, New York: Herder, 1966, 9-34.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Agradecimento a todos amigos

A autora do Blog, que anda sumida, ressurge hoje, ressuscitada, depois das tempestades havidas em sua vida pessoal, e que se juntaram ao período final de seu doutorado na FAJE, onde, evidentemente, estuda RAHNER ...

Enfim, eu, Jussara, venho agradecer a todos os amigos e visitantes por terem continuado fieis ao Blog nesse momento de poucas notícias novas.

Mas também venho pedir que, junto comigo, possamos agradecer a Deus a superação de uma etapa tão importante para mim: hoje estou entregando a minha tese de doutorado. PRONTA !

Agora, volto ao Blog e à vida, enquanto me preparo para a Banca Examinadora.

Agradeço de todo o meu coração,

Jussara Linhares

Lindo !