O contexto da afirmação abaixo é do período que se segue à publicação de O Espírito no Mundo, livro que contém a tese doutoral de Rahner e que trata do conhecimento, em santo Tomás de Aquino.
Ocorre que, na ocasião, Rahner foi acusado de ter sido muito moderno, de ter usado muitas ideias de filósofos modernos, especialmente Martin Heidegger, que havia sido seu professor de filosofia.
É bonito e hoje bastante claro que Rahner não se afastou de Tomás de Aquino. O que ele fez, ao invés disso, foi afastar as ideias ¨tomistas¨ que surgiram depois de Tomás.
Aqui ele nos ensina como ¨purificar¨ as ideias de um autor das influências que lhe vão sendo agregadas, ou, em suas palavras, como é que se chega propriamente ao filosófico de um dado filósofo, no caso, santo Tomás de Aquino.
¨Para apropriar-se do propriamente filosófico de um filósofo, somente um caminho é viável:
fundir o olhar com o dele nas mesmas coisas.
Somente assim se pode saber o que ele pensava... e somente assim, o eterno de uma filosofia pode ser salvo da insignificância do puramente pretérito.¨
O Espírito no Mundo 14-15 (aqui, da versão em Espanhol).
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